Ensino de História

Nesse projeto temos como referência autores que defendem o Ensino de História com uma didática própria. Um dos principais objetivos da História como disciplina escolar seria o de instrumentalizar os alunos para um posicionamento crítico em relação à sociedade em que estão inseridos.

Ensinar e aprender História pode ser como viajar pelo mundo: através dela pode-se conhecer outras pessoas, lugares e contextos em que tudo era ou é diferente. Também pode-se conhecer mais sobre si mesmo, sua família, bairro e cidade, etc. Com isso, pode-se perceber não só que são muitas as possibilidades de ser e estar no mundo que devem ser respeitadas, como também que tudo ao nosso redor foi construído historicamente, e é, portanto, passível de mudança!

Para promover essa (des/re)construção da consciência histórica dos alunos e também em nós e você professor/a, dois eixos são muito importantes…

O primeiro: uso de documentos em sala de aula! A proposta é a de desenvolver junto aos alunos uma capacidade de análise e de investigação análoga ao historiador… O que quer dizer que, a partir dos mais variados vestígios do passado – como cartas do século XVII ou pinturas do XIX – e do presente – como reportagens de jornais, novelas, livros didáticos – descobrir e refletir sobre que tipo de documento é esse?, quem o produziu, quando, destinado a que fim?, quais as possíveis intenções de quem o produziu?, quem teve acesso a ele?, o que ele nos diz sobre a época em que foi produzido? etc. Pouco a pouco, com o uso do documento, desenvolver nos alunos a percepção de como se dá a escrita da “História” e quantas versões diferentes podem haver sobre um mesmo evento ou tema.  (Neste blog disponibilizamos alguns materiais didáticos produzidos sob essa ótica.)

E é por isso que este primeiro eixo está intimamente ligado a um segundo: a disciplina de História tem que fazer sentido para os alunos! Isso quer dizer que a ponte entre o passado e o presente tem que ser feita sempre.Os documentos, os eventos, as personagens, os processos históricos trabalhados em sala devem ser associados aos temas do currículo escolar, mas também relacionados ao contexto dos alunos e da escola. Assim, vai-se treinando um olhar crítico e dando-se ferramentas para os alunos serem os agentes das transformações que desejem!

Para saber mais sobre Ensino de História, Didática da História e consciência histórica, segue abaixo parte da bibliografia lida e debatida no âmbito do projeto. (Também os artigos produzidos discutem tais questões relacionando-as as suas experiências em sala de aula.)

Bibliografia básica (para um início de conversa)

BARCA, Isabel. Aula Oficina: do projecto à avaliação. ___________________ (org.) Para uma educação histórica de qualidade. Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga:Universidade do Minho, 2004, p.131-144. Disponível online

BERGMANN, Klaus. A História na reflexão didática. Dossiê História em Quadro-Negro: escola, ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de História. São Paulo: vol.9, n. 19, p. 29-42, set.1989/fev.1990. Disponível online

CERRI, Luis Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da didática da história. Revista de História Regional. 6(2): 93-112, 2001. Disponível online

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar, Curitiba, 2006, p.131-150. Disponível online

MONIOT, Henri. Didática da História. In: BURGUIÈRE, André (Org.). Dicionário das Ciências Históricas. Rio de Janeiro: Imago, 1993, p.225-228.

RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história. Revista História da Historiografia, n.2, p.163-209, mar. 2009. Disponível online

RÜSEN, Jörn. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, vol. 1, n° 2, p. 07-16, jul.-dez. 2006. Disponível online

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta? . In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel (org). Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Editora UNIJUI, 2009, p.117-137.

SILVA, Cristiani Bereta da. O ensino de História – Algumas reflexões do Reino Unido: entrevista com Peter J. Lee. Revista Tempo e Argumento. Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UDESC.Florianópolis, v.3, n.2, p.216-250, jul./dez. 2012. Disponível online

**********

Se você quiser mais referências, ou artigos e pesquisas sobre algum tema específico, não hesite em nos escrever: udescpibidhistoria@gmail.com!

Deixe um comentário