Artigos de bolsistas

A escrita de artigos que relatam experiências, analisam resultados e refletem sobre a inserção em sala de aula no âmbito do projeto PIBID/História UDESC é uma das atividades propostas para os bolsistas. Abaixo listamos e disponibilizamos para download no formado PDF alguns escritos já produzidos.

 

A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO PIBID/HISTÓRIA
Carlos Eduardo Pereira de Oliveira, Paulo Henrique Machado de Souza

RESUMO: Este trabalho propõe-se em descrever e refletir sobre experiências desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Florianópolis, a partir do desenvolvimento do Projeto de Ensino Pensamento histórico de jovens e crianças na Educação Básica II, que consta com a concessão de bolsas PIBID/CAES/UDESC, sob a orientação das professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, e supervisão da Professora Valéria Florentino. Além disso, auxiliado pelas discussões dos grupos de estudos feitos na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sendo calcada em textos teóricos, tendo principal temática a Educação Histórica. As discussões propostas neste artigo trazem resultados preliminares de um projeto ainda em andamento. Analisaremos as atividades a partir de dados obtidos através da aplicação do questionário socioeconômico, construído pelo grupo de bolsistas, e de investigações prévias sobre o tema em que abordamos com os alunos. Colocaremos em evidência as respostas dos próprios alunos acerca da temática apresentada, que abrangeu a Revolução Industrial, dando maior ênfase na questão do trabalho infantil e desigualdade social, trabalhando em conjunto com notícias de jornais contemporâneos. Desta maneira, buscando instigar nos alunos uma ideia de que o passado não é algo isolado, e longe do cotidiano em que eles estão inseridos. Estas colocações são importantes na forma em que o estudo da História pode ser visto como uma ferramenta que possibilita ao aluno entender-se como agente histórico, e como tal questionarem os seus contextos.

Artigo apresentado no III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA e VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA – realizado de 02 a 05 de julho de 2012 – Campinas, SP, Brasil e publicado nos Anais do evento – CD-Rom.
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A SALA DE AULA COMO DESAFIO: REFLEXÕES SOBRE OS PRIMEIROS
CONTATOS COM A PRÁTICA DOCENTE
Thaís Cardozo Favarin, Thiago de Oliveira Aguiar, Thiago Oliva Lima de Araújo

RESUMO: O incentivo às práticas docentes em sala de aula tem recebido maior apoio nos últimos anos por parte do Governo Federal. O curso de História da UDESC teve aprovado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em 2011, o projeto intitulado Pensamento histórico de jovens e crianças na Educação Básica II que está sendo desenvolvido em duas escolas públicas de Florianópolis. Nesta comunicação iremos relatar as experiências desenvolvidas com a turma de sétima série da Escola Básica Vitor Miguel de Souza durante o segundo semestre de 2011. O trabalho parte de uma perspectiva teórica que tem como base os estudos de Educação Histórica e dialoga com Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca, Jörn Rüsen, entre outros. Relataremos a elaboração e aplicação de duas aulas-oficina, cujas temáticas foram o “11 de setembro” e o “Dia 20 de Novembro”, dia da consciência negra, ambas as quais possibilitaram diversas análises. A primeira (O 11 de setembro) ficou marcada como uma experiência que desviou da proposta de uma aula-oficina, aproximando-se mais de uma aula expositiva, enquanto a segunda (Dia 20 de novembro), como uma proposta que deu certo, mesmo deixando a desejar em alguns aspectos que se referem à metacognição. Com estes dois exemplos de aulas-oficina, pode-se refletir algumas práticas docentes em sala de aula, evidenciando a importância da práxis e o leque de possibilidades que as discussões no âmbito do ensino de história podem proporcionar.

Artigo apresentado no III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA e VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA – realizado de 02 a 05 de julho de 2012 – Campinas, SP, Brasil e publicado nos Anais do evento – CD-Rom. 
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CANUDOS E CONTESTADO: A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE DOCUMENTOS
Alessandra da Silva Ramos, Amanda Francielly da Silva, Laura Pereira

RESUMO: O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão acerca de uma oficina desenvolvida na Escola de Educação Básica Vitor Miguel de Souza, localizada no bairro Itacorubi, em Florianópolis. A oficina foi aplicada em uma turma de 7ª série e tratou da questão da terra no Brasil, a partir desta problemática foram inseridos os conteúdos das Guerras de Canudos e Contestado. Ao longo da oficina também foi integrado à programação uma visita ao Museu Histórico de Santa Catarina, para conferir junto aos alunos uma exposição sobre os 100 anos do Contestado. Dessa forma, também utilizaremos como objeto de análise para este artigo a ida ao museu, e os desdobramentos destas atividades por meio da educação histórica.
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CANUDOS E CONTESTADO EM DISCUSSÃO: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fabiane Gabriela Lubian Marques, Natália Cristine Costa, Silvia Vitorassi

RESUMO: Neste artigo analisamos diferentes recursos didáticos utilizados em oficinas para o Ensino de História, esta atividade deu-se com uma turma de 7ª série da Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza. Enquanto bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – optamos trabalhar com o grande tema da República e dentro deste as Guerras de Canudos e Contestado, tendo como enfoque os aspectos políticos e cotidianos que tratam a questão da ocupação da terra, neste caso buscando significados para a compreensão das origens do complexo sistema das populações rurais no Brasil. Dentro do período de aproximadamente um mês e meio realizamos três oficinas intituladas República, Canudos e Contestado, respectivamente. Nestas utilizamos diferentes recursos didáticos, e buscamos neste artigo dialogar e aprofundar a discussão de como se deu este processo e como os alunos e alunas se apropriaram do que foi executado nesse conjunto de oficinas.
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CONCEPÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO: UM ESTUDO SOBRE 2ª GUERRA MUNDIAL COM ALUNOS DE OITAVA SÉRIE
Kerollainy Rosa Schütz, Thaís Cardozo Favarin, Thiago de Oliveira Aguiar

RESUMO: Os acontecimentos históricos não são feitos por uma só pessoa ou classe, não são isolados em um determinado tempo e não se mantém estáticos a um determinado espaço. Foram através, principalmente, dessas três referências, tempo, espaço e pessoas, que os/as 34 alunos/as da oitava série do E. E. B Vítor Miguel de Souza participaram de forma dinâmica das aulas-oficina referentes à Segunda Guerra Mundial. Além de dados convencionais, como datas mais conhecidas e principais líderes da guerra, aspectos culturais – como roupas, desenhos animados do período tanto que antecedeu quanto durante a guerra, filmes, líderes e celebridades atuais – foram debatidos durante o mês de agosto e parte do mês de setembro do ano de 2012. As atividades percorreram desde construção de cartazes e socialização do material entre grupos, linha do tempo interativa e discussão de rupturas e continuidades da temática com os alunos.
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O ENSINO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DA META-COGNIÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA
João Vitor dal Maso, Raony Valdenésio Aduci Odremán Mendes

RESUMO: O presente trabalho constitui esforço de atrelar a investigação do pensamento histórico desenvolvido pelos alunos da Educação Básica ao referencial teórico metodológico do grupo internacional de pesquisa em Educação Histórica, que toma como norte à bibliografia Alemã sobre didática da História, ou seja, conjuminar teoria à prática e a partir deste prisma enfrentar os novos desafios impostos à formação docente. Tal concepção nos permite entender que a formação da metacognição histórica e da consciência histórica não se formula somente no âmbito espacial escolar ou mesmo dentro da própria ciência histórica, mas também no diálogo interdisciplinar e na vida em sociedade. Desta maneira é possível conjeturar que os diferentes sujeitos estão inseridos em uma miscelânea cultural que é elaborada e reelaborada a cada momento em diversos contextos. As discussões propostas neste texto trazem resultados preliminares de um projeto ainda em andamento. O projeto Pensamento histórico de jovens e crianças na Educação Básica II, é desenvolvido com bolsas PIBID/CAPES/UDESC, sob a orientação das professoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato, e supervisão da Professora Valéria Florentino na Escola Básica Estadual Padre Anchieta. Constitui objetivo deste texto contribuir para o desenvolvimento de práticas novas de ensino de história a partir da utilização e problematização de novas fontes para o ensino de história e demonstrar que a aprendizagem da ciência histórica tem que partir invariavelmente da didática da história.

Artigo apresentado no III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA e VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA – realizado de 02 a 05 de julho de 2012 – Campinas, SP, Brasil e publicado nos Anais do evento – CD-Rom. 
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“SER NEGRO É SONHAR!”: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE
Lucas Werlang Girardi, Mariana Heck Silva

RESUMO: O Programa Institucional de Iniciação à Docência da CAPES é um Programa que visa oferecer a alunos de universidades públicas o primeiro contato com a docência, a fim de oportunizar melhor formação profissional para o trabalho na Educação Básica. O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas das experiências dos autores, que participam do Programa através de um projeto organizado pelas professoras Dra. Cristiani Bereta da Silva e Dra. Luciana Rossato, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, que se iniciou no segundo semestre de 2011 com alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta, localizada na cidade de Florianópolis. Como recorte do trabalho ainda em desenvolvimento, apresentamos resultados preliminares sobre as ideias históricas dos estudantes sobre a temática afrodescendente e de políticas públicas de ação afirmativas e algumas experiências docentes dos autores. Os recortes foram feitos a partir das percepções durante uma oficina investigativa com a duração de quatro aulas (no caso dos alunos) e a partir de noções e conceitos que foram sendo percebidos, modificados e ressignificados pelos autores durante o período de quatro meses de observação que antecederam a dita oficina.

Artigo apresentado no III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA e VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA – realizado de 02 a 05 de julho de 2012 – Campinas, SP, Brasil e publicado nos Anais do evento – CD-Rom. 
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TRABALHANDO O TEMA DA “DIFERENÇA” EM SALA: NOÇÕES DOS ALUNOS SOBRE CONCEPÇÕES NAZISTAS NOS SÉCULOS XX E XXI
Lucas Werlang Girardi, M. L. G. L.

RESUMO: O escrito versa sobre uma experiência em sala de aula dos autores, bolsistas PIBID, que teve lugar no segundo semestre de 2012, na Escola de Educação Básica Padre Anchieta, Florianópolis. Relata-se e analisa-se a intervenção em forma de aula-oficina realizada com 23 alunos entre 15 e 20 anos do Segundo Ano do Ensino Médio, durante três encontros (totalizando seis horas/aulas). O tema “Período entreguerras e regimes totalitários” foi estabelecido de acordo com o cronograma da professora da unidade escolar, mas o recorte temático “Nazismo” foi definido após investigação das ideias prévias dos alunos e observação da turma. Foi objetivo atuar na consciência histórica dos alunos tanto para discutir a ineficácia e suprimir os binarismos simplistas vítima/algoz ou bom/mau, quanto para apontar para permanências no presente de certas concepções do nazismo e a necessidade de cessar ou transformar tal paradigma. Quis-se instrumentalizá-los para um posicionamento crítico em relação à sociedade que os envolve, e orientá-los em termos de ações futuras.

Artigo publicado pela Revista História & Ensino do Laboratório de Ensino de História do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina.
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VIAGEM AO CENTRO DE DESTERRO: REVISITANDO FLORIANÓPOLIS DO SÉCULO XIX INÍCIO DO XX
Fabiane Gabriela Lubian Marques, Natália Cristine Costa, Silvia Vitorassi

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo relatar uma das experiências que desenvolvemos no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) durante o segundo semestre do ano letivo de 2011 junto a 6ª série da Escola Básica Vítor Miguel de Souza, localizada no bairro Itacorubi, Florianópolis-SC. Nesta atividade demos início a uma pesquisa histórica que tem como principal objetivo investigar o conhecimento histórico prévio dos alunos e alunas utilizando aulas-oficinas (BARCA, 2004) acerca das mudanças ocorridas no centro da cidade de Desterro/Florianópolis no fim do século XIX início do XX, e assim identificar quais conhecimentos comuns apareciam nessa investigação. Neste artigo, apresentamos, problematizamos e concluímos uma parte de nossa pesquisa. Assim o planejamento das atividades e o desenvolvimento destas foram os materiais que viabilizaram o nosso trabalho, para isso usamos como base linguagem imagética, fotografias, do centro da cidade de Florianópolis/Desterro que data do final do século XIX e início do XX. Período de grandes mudanças, no qual o Brasil se torna uma República. Tal investigação e temática também objetivava a expansão da consciência histórica dos alunos e alunas no que se refere à atual Florianópolis e ao fazermos isso buscamos proporcionar uma outra maneira de vivenciar uma aula de História na rede municipal de ensino, e no âmbito pessoal mostrar aos alunos e alunas como todos nós somos agentes históricos, bem como há existência de múltiplas explicações históricas.

Artigo apresentado no III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA e VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA – realizado de 02 a 05 de julho de 2012 – Campinas, SP, Brasil e publicado nos Anais do evento – CD-Rom. 
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