Cinema & História

Uma das propostas do projeto é a de pensar o uso de filmes em sala de aula para discussão de questões pertinentes à disciplina com os/as estudantes. Se você tem interesse em saber mais sobre como abordar esse tipo de produção, disponibilizamos aqui algumas ferramentas: material de base para entender um pouco sobre a produção cinematográfica, fichas catalográficas sobre diferentes filmes, material de projeto desenvolvido com a mesma problemática, em 2013.

Para saber um pouco mais sobre filmes…
‘Filmes’ são produtos audiovisuais assim como o são clipes musicais, telenovelas, telejornais, bem como os mais variados tipos de vídeos disponíveis no canal youtube.com. Anúncios comerciais também podem ter o formato de audiovisual. São muitas as possibilidades de se articular imagem e som em um só ‘produto’, e o formato do ‘filme’ é uma delas. Mas a variedade no seio desse formato também é grande, e os seus limites não são lá tão definidos… Comumente dá-se o nome de ‘filme’ àqueles audiovisuais que tem duração com mais de uma hora, ficcionais, e que podem ser de diferentes gêneros (comédia, drama, terror etc.). Não nos cabe aqui discutir as problemáticas que cercam as ideias de ficcional e não-ficcional, mas sim interessa-nos olhar para o Cinema e para filmes, dos mais variados tipos, ritmos, épocas, locais de produção etc. que possam ser uma interessante estratégia didático-pedagógica para o Ensino de História. Estendemos, portanto, esse termo para abarcar ‘curtas-metragens’, documentários e outras produções audiovisuais que, acreditamos, podem ser usadas em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem.

Sobre alguns elementos que envolvem a produção de um filme, disponibilizamos um material de base aqui.
BAIXAR PDF

 

PROJETO CINEHISTÓRIA
Projeto desenvolvido entre agosto e novembro de 2013 na Escola Vitor Miguel de Souza no período do contraturno com alunos que se inscreveram voluntariamente de diferentes séries/anos. Foi mote do projeto exibir e discutir filmes e, ao mesmo tempo, realizar oficinas sobre e produzir um audiovisual (para saber mais, veja o post sobre). Disponibilizamos aqui materiais do projeto: são fichas catalográficas dos seis filmes exibidos e discutidos (A Onda, O menino do pijama listrado, Escritores da Liberdade, A invenção de Hugo Cabret, Tomboy, Revolução em Dagenham), apresentações com imagens que foram utilizadas para contextualizar e fomentar as discussões de dois deles (O menino do pijama listrado e Revolução em Dagenham), materiais da oficina sobre linguagem audiovisual (apresentação introdutória, um resumo de elementos-chave de um filme e de sua produção, vídeos que foram utilizados durante a oficina) entre outros.
BAIXAR PDF

 

Deixe um comentário